Barrigudos

Um texto nojento

Barrigudos

 

Vou vomitar uma verdade: o enjoo é mesmo um dos monstros da gravidez.

Eu não estou sentindo nada.

O Torero me olha como se o enjoo fosse invenção minha. Isso dá uma raiva!

Não consigo entender enjoo. Eu nunca enjoei na vida. Nem em navio, nem em avião.

Nem bêbado?

Nem.

E aquela vez em Cuba?

Não foi enjoo, foi porre. Com cuba libre. Um porre político! Mas esta é outra história, camarada.

Comigo, os enjoos começaram logo nos primeiros dias e nunca mais pararam. Não podia com cheiro de comida, olhar para frango cru, sentir perfume muito doce, ver louça suja, andar de carro, assistir à tevê e até navegar no Facebook.

Facebook também me enjoa às vezes. Principalmente aqueles posts com flores e mensagens religiosas.

Alguns enjoos não têm motivo. Vêm do nada e, quando vejo, já estou mareada. No começo, eles não tinham vômito. Mas depois…

Blargh!

O pior é que, para mim, isso não tem hora para acontecer. Algumas amigas me diziam que enjoavam ao acordar. E falavam que nem conseguiam escovar os dentes até comer alguma coisa. Mas meus enjoos são imprevisíveis.

Sou testemunha disso, porque em diversas madrugadas acordei ao som de “Ai meu Deus, estou enjoada…”.

Fui à internet em busca de dicas para este pesadelo. Algumas úteis, outras, nem tanto. Por exemplo, li que nunca deveria ficar de estômago vazio. Não adiantou. Li que era bom tomar água de coco um pouco antes do almoço. Não adiantou. Li que era bom comer biscoito de água e sal quando o enjoo começa. Isso já adiantou um pouco. E lamber limão também.

Um problema que passa com biscoito e limão não pode ser grande coisa.

Grrrrrr! Quero deixar claro de uma vez por todas que o enjoo não é um mal estarzinho que você sente quando come algo que não cai bem. É uma sensação que paralisa. O desconforto é tão grande que você só consegue ficar concentrada em fazer aquilo passar.

Até hoje não entendi este tal desconforto. Onde é? Na barriga, no esôfago, na boca?

Você começa a sentir uma certa ânsia, uma leve tontura e a boca enche de água. Mas não é aquela água que vem quando se quer comer alguma coisa. Você tem que colocar aquilo para fora. Às vezes há uma certa azia antes dessa ânsia. E coisas em movimento aumentam este enjoo. Respondendo à sua pergunta, é um desconforto em todas as partes que você falou.

Acho estranho que ainda não haja um remédio eficiente para isso. Como temos cremes para frieira, xampus para caspa e nada para enjoo?

Eu perguntei para minha médica o que poderia fazer, e ela me indicou alguns poucos remédios que eu poderia tomar quando estivesse mal. Como eu tinha lido que algumas mães eram totalmente contra a ingestão de remédios na gravidez, por medo de prejudicar o bebê, fiquei um tempo sem tomá-los. Nem comprei. Até o dia em que passei tão mal que estava prestes a procurar um pronto socorro.

Então, às três da manhã, lá fui eu em busca de uma farmácia. Nos primeiros minutos foi chato colocar a roupa e sair de madruga dirigindo pela cidade, mas depois me senti um cavaleiro de capa-e-espada em busca do cristal mágico que salvaria minha amada. Quando entrei na avenida Santo Amaro na contramão e quase bati o carro, voltei a achar chato.

Hoje eu ainda tento os métodos mais naturais, mas, quando estou muito mal, recorro a um remedinho permitido. E aprendi a ser paciente. Sei que uma hora o enjoo vai passar.

Falando nisso, vamos parar por aqui. Já enjoei deste assunto.