Barrigudos

Lição do dia: “É preciso ter peito para aceitar que peito não é tudo”.

Barrigudos

Depois que saímos da UTI, eu e outras mães nos correspondemos por email. Nossas dúvidas são muito parecidas. E, imagino, são as dúvidas de muitas outras mães de prematuros que leem este blog.

Por conta disso, eu e Torero criamos uma seção chamada ''Lição do Dia'', onde, em posts curtos, contaremos o que nós e outros pais estamos aprendendo sobre prematuros.

Hoje, por exemplo, o assunto é complemento de leite.

Algumas mães, quando saem da UTI e chegam em casa, tentam dar apenas o peito. E, às vezes, isso não basta. Ou porque o peito não tem muito leite, ou porque o bebê é muito pequeno e não consegue sugar. Nestes casos, é fundamental oferecer o complemento (que pode ser tanto o leite materno tirado com bombas como o leite artificial). Isso mexe com a nossa vaidade materna, afinal, somos mamíferos e gostaríamos de alimentar nossas crias. Mas o bebê tem que vir em primeiro lugar.

Entre minhas amigas de UTI, são raras as mães que têm leite para suprir 100% da amamentação. E a maioria que tentou dar só o peito viu seu bebê ganhar pouco peso.

Os complementos artificiais melhoraram muito nos últimos anos e ajudam nestes primeiros dias da criança. Matias vem ganhando quase 40 gramas por dia, e estou usando uma combinação de 20% de leite de peito e 80% de complemento. É claro que espero que isso mude com o tempo. Mas, por enquanto, não tem jeito.

O que faço é sempre tentar dar o peito antes de usar a mamadeira. Assim Matias aos poucos está melhorando sua sucção e, nos últimos dias, tenho sentido uma melhora.

Tenho recorrido a vários expedientes para aumentar minha quantidade de leite. Tomo Chá da Mamãe, Plasil, bebo três litros de água por dia. Tudo conforme a orientação médica, é claro. E, o mais importante, tenho tentado descansar.

Nos primeiros dias com Matias em casa, meu leite quase secou. Eu estava muito cansada, dormindo muito pouco. Mas agora, depois de uma semana, já tenho conseguido dormir um pouco mais.

Como? Explicaremos no post de amanhã.