Barrigudos

A comida está na contramão!

Barrigudos

Ser pai de primeira viagem me deixou um tanto alarmista.

Por exemplo, quando Matias engasga ou algo assim, eu logo penso: “Meu Deus, ele não está conseguindo respirar. Vai morrer sufocado! Não fará o gol da vitória da Copa de 2034, não ganhará o Oscar de melhor diretor em 2038, não receberá o Nobel de literatura em 2040 e nem inventará a cura da gripe que matará toda a população do planeta em 2045.”

Porém, no segundo seguinte, ele desengasga. Os troféus e a humanidade estão salvos.

Sei que meu medo é um tanto exagerado, mas não há como não tê-lo. O que era para entrar está saindo. A comida está na contramão! Como disse Jesus e Pepeu Gomes repetiu: “O mal não é o que entra, mas o que sai da boca do homem.”

Por conta dos sustos que tomei, fui estudar um pouco essas coisas que saem da boca de Matias. E vi que há diferenças.

Regurgitação é uma pequena quantidade de alimento que volta à boca porque a válvula entre o esôfago e o estômago ainda está se desenvolvendo e não consegue fechar a passagem com eficiência.

Refluxo é algo mais constante e em maior quantidade, com grande presença de sucos gástricos. Isso pode interferir no desenvolvimento da criança, prejudicando o ganho de peso.

E vômito é vômito.

Matias faz as três coisas. Muito da primeira, raramente da segunda e poucas vezes da terceira.

Mas ultimamente deu para engasgar na troca de fraldas. Eu fui pego de surpresa e nas primeiras vezes fiquei bem atrapalhado. Com uma mão levantava sua cabeça, com outra segurava a fralda suja e com a terceira limpava sua boca. Como só tenho duas mãos, às vezes uma delas tinha que fazer uma dupla função e isso causou certos problemas.

Uma enfermeira nos explicou que o engasgo acontecia na troca de fraldas porque levantávamos as perninhas dele e isso pressionava seu esôfago. Agora tomamos certo cuidado nas trocas. Logo que notamos um engasgo, damos um tempinho e depois fazemos a limpeza com Matias de lado.

Outra providência foi comprar um travesseiro antirrefluxo. Ele tem um formato de triângulo e faz com que a cabeça de Matias fique um pouco mais alta. Não resolve o problema, mas dá uma ajudinha.

O susto maior veio por estes dias, quando Matias, depois de tomar uma saraivada de vacinas, vomitou feito a menina do filme “O Exorcista”. Só que, em vez de uma gosma verde, saiu leite. E eu e Rita ficamos um bocado apreensivos. Será que devemos levá-lo a um médico? Será que ele está possuído?

Nem uma coisa nem outra. Foi só um acidente de percurso. Não voltou a acontecer.

Agora, depois de algumas camisas manchadas, já estou mais acostumado com as coisas que saem pela boca de Matias. Tanto que até fiz uma musiquinha, que canto na hora de trocá-lo. Aproveitei uns pedaços da melodia de Aquarela do Brasil e dei uma mexida na letra, que ficou assim:

Matias,
Meu Matias Torero,
Meu garoto matreiro,
Vou cantar-te nos meus versos.
 
O Matias vai engasgar.
É refluxo, mira pra lá.
Matias, faça o favor:
Não vomite no cobertor.
 
Abre a boca com cuidado
Senão sai leite golfado
E vou ficar todo molhado.
Esse guri lindo e trigueiro
Se chama Matias Torero
E me meleca por inteiro.
Matias…, Matias…,
Matias…, Matias…