Barrigudos

Como lidar com pais de prematuros…

Barrigudos

paisprematuro

 

… Enquanto o bebê estiver na UTI:

1-) Visite os pais na UTI, mesmo que não dê para ver o bebê. Os pais ficam lá o dia todo e convivem com a dor e o sofrimento da espera. Roubá-los da UTI por alguns minutos para um café (mesmo que seja nas dependências do hospital) é muito reconfortante.

2-) Ligue, mesmo que eles não consigam atender. Ou mande torpedos e e-mails com mensagens acolhedoras. Torero, por exemplo, recebia quase todos os dias um email do Juca Kfouri perguntando sobre o Matias, e isso servia de alento.

3-) Quebre o galho dos problemas do dia-a-dia. Pais em UTI não têm tempo para nada. Esperar por alguém que vai fazer uma entrega, colocar coisas no correio, pagar contas e fazer outras burocracias do dia a dia aliviam um bocado a carga.

4-) Alimente-os. Uma comidinha caseira é um carinho que vai bem. No nosso caso, foi muito útil ter minha mãe fazendo sopas para tomarmos quando chegávamos em casa, à noite. Toda forma de carinho é bem-vinda, inclusive a estomacal, já que os sustos, o medo e a tristeza são parte constante da rotina dos pais na UTI.

5-) Conte uma história. Se conhece algum bom caso de prematuro ou se já teve essa vivência com final feliz, conte para os pais. É bom saber que já houve gente na mesma situação. Ou indique o Blog Barrigudos, he, he.

 

… Quando o bebê sair da UTI e for para casa:

1-) Comemore esse momento. Como em geral a chegada do bebê prematuro é tumultuada, provavelmente os pais não tiveram como festejar. Assim, a chegada em casa é uma chance de comemorar duas coisas ao mesmo tempo: o nascimento e a saída da UTI. Pode ser um telefonema, um e-mail, um doce ou um presente. Qualquer mensagem do tipo “bem-vindo ao lar” faz um bem danado.

2-) Não pressione por uma visita.  – há uma quarentena (que às vezes passa de quarenta dias) e as pessoas têm que esperar para ver o bebê na hora certa, senão ele corre risco de voltar para a UTI – última coisa que os pais querem. Não fique chateado ou faça birra porque os pais obedecem à quarentena. O prematuro tem mesmo mais problemas com imunidade do que bebês a termo. Mas, quando liberarem a visita, vá sem pestanejar, porque os pais têm orgulho do seu bebê vitorioso e querem mostrar o seu rebento para o mundo.

3-) Seja responsável. Quando for visitar o bebê em casa, tenha a certeza de que não está com nenhum sintoma de gripe ou com alguma infecção, porque isso é arriscado para o bebê. Se você acha que pode estar com algo, mesmo que não tenha os sintomas, também não vá. É preciso ter muito cuidado com a exposição de bebês prematuros. Matias, por exemplo, tinha poucos glóbulos brancos, o que aumentava sua chance de pegar alguma doença.

4-) Operação mãos limpas. Assim que entrar na casa do bebê, lave as mãos e use álcool gel para desinfetá-las. É chato para os pais terem que pedir isso todas as vezes. Também evite pegar no bebê, a não ser que os pais liberem. Se eles liberarem, evite beijar a criança (pelo menos nos primeiros meses). É tentador beijar uma bochecha, a cabecinha ou as mãozinhas de um bebê, mas os vírus são sujeitos espertos e podem aproveitar a oportunidade.

5-) Deixe os comentários de tamanho do bebê pra lá. Os prematuros ficam menores que os bebês a termo por um certo tempo. Se você disser que o bebê é muito pequeno, os pais podem ficar chateados, afinal, eles se acostumam com o tamanho do filho no dia a dia e acabam enxergando seu rebento maior do que às vezes é. Se você mentir dizendo que o bebê está grande também não cola.

Enfim, acolha, abrace, anime, seja presente e cuidadoso. Os pais de prematuros também precisam de UTI. No caso, a União da Turma Inteira.