Barrigudos

Prematuros têm duas idades

Barrigudos

Nos últimos tempos tive problemas com os boletins semanais sobre desenvolvimento dos bebês.

Quando descobri que eu estava grávida, assinei todos os boletins de todos os sites que encontrei. Eu amava acompanhar o que acontecia com o bebê dentro da minha barriga. Esperava ansiosa pelo início de cada semana para descobrir qual era o peso aproximado de Matias (que na época não era nem Matias, mas Júnior-Júnior), se ele já ouvia os sons dentro do útero, se os órgãos já estavam formados, se ele já tinha cabelo ou não. E os vídeos? Eu adorava quando os boletins vinham com links para vídeos ilustrando as etapas da gravidez. Tudo muito lindo e fofo.

Mas Matias decidiu vir antes do tempo e a prematuridade não tem espaço nos sites sobre gravidez.

Enquanto Matias estava na UTI era muito cruel olhar para minha lista de e-mails e encontrar por lá informações sobre uma semana da gestação que eu não mais viveria. Passei a odiar cada boletim gestacional profundamente, porque eles me lembravam de algo que havia sido interrompido e me jogavam na cara uma realidade que estava sendo dolorosa.

Tentei descadastrá-los um a um, mas não tive sucesso. E isso só fez com que minha raiva por eles aumentasse ainda mais. Procurei em cada site um possível ajuste na ferramenta dos boletins, afinal, nem todas as mulheres darão à luz exatamente na data prevista para o parto, e eu imagino que ninguém goste de receber dicas sobre algo que deveria ter sido.

Mas, ultimamente, esses cruéis boletins sobre bebês têm chamado minha atenção novamente.

Há mais ou menos uma semana, Matias tem nos presenteado com largos sorrisos, começou a firmar o pescoço e tem acompanhado objetos interessantes com o olhar, como uma girafa amarela que faz um som estridente. No começo, achamos que ele estava espertíssimo.  Mas vimos nos boletins de desenvolvimento dos bebês que os sinais que Matias dava eram de uma criança com um mês a menos do que ele.

Meu primeiro instinto foi re-odiar esses boletins. Mas depois descobrimos com nossa pediatra que não adianta olharmos para Matias como uma criança de três meses, sua idade atual. Para acompanharmos o desenvolvimento de prematuros, a idade tem que ser corrigida de acordo com a idade gestacional. Ou seja, Matias hoje teria dois meses e não três.

Os boletins estavam certos. Agora que Matias tem 3 meses, tem que fazer as coisas de dois meses, porque nasceu de 33 semanas e meia, e não de 40.

Quando Matias fizer quatro meses, ele deverá ser capaz de dar gargalhadas, terá que estar com a cabeça firme, enxergar e reconhecer – que são coisas esperadas para crianças de três

Isso quer dizer que o mapa astral de Matias vale a partir do dia em que ele nasceu, mas o tempo corrido de seu nascimento não vale nada para medir o seu desenvolvimento. Pelo menos até ele completar um ano de vida.

Acho que não voltei a amar os boletins semanais de desenvolvimento de bebês. Mas já não os odeio. Digamos que fiz as pazes com eles.